Sobre nós!

A minha foto
Este grupo nasceu no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Constituído por 3 elementos, Ana Ferreira, Mariana Brites e Raquel Moreira, pretende abordar a temática da Saúde Cerebral e dos efeitos medicamente comprovados da Musicoterapia nas suas diferentes patologias. Para isso, criamos uma parceria com a Associação Raríssimas, à qual pretendemos proporcionar a implementação deste tratamento alternativo através da angariação de fundos que terá o seu auge num concerto/jantar de solidariedade com o pagamento de uma entrada simbólica. Ao longo do ano vamos ainda desenvolver diversas actividades que serão devidamente publicitadas, quer aqui quer na nossa página de Facebook. Podes sempre ajudar ao juntar-te a esta causa!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Musicoterapia? Onde surgiu? :)



Onde se originou? 

A musicoterapia teve a sua origem à muitos anos atrás ao contrário do que se possa pensar. 

Os xamãs, feiticeiros e curandeiros foram as primeiras figuras que usaram esta terapia. Segundo informações antigas, aqueles que utilizavam esta terapia, através de certas melodias e sons, chegavam a níveis alterados de consciência, similares a efeitos  mágicos ou religiosos.

Existem dados concretos de que esta prática foi utilizada na maioria das tribos e culturas antigas, entre as mais avançadas podemos encontrar a cultura grega e a egípcia que a terão utilizado para tratar problemas psicológicos.

Também na cultura japonesa, Chinesa e Indiana encontramos diversas praticas baseadas na música com base para conseguir mudanças de ânimo.

Além disso, sabe-se que há mais de 2500 anos atrás, Pitágoras aconselhou tocar um instrumento musical ou cantar para superar emoções como a raiva, medo e a preocupação.


Antes de nós já muitos o faziam...

1 comentário:

  1. Cada vez tenho menos dúvidas sobre as vantagens da música como terapia para problemas do foro psicológico e neurológico.Eu adoro música.
    Continuem.
    Prof AP

    ResponderEliminar