Sobre nós!

A minha foto
Este grupo nasceu no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Constituído por 3 elementos, Ana Ferreira, Mariana Brites e Raquel Moreira, pretende abordar a temática da Saúde Cerebral e dos efeitos medicamente comprovados da Musicoterapia nas suas diferentes patologias. Para isso, criamos uma parceria com a Associação Raríssimas, à qual pretendemos proporcionar a implementação deste tratamento alternativo através da angariação de fundos que terá o seu auge num concerto/jantar de solidariedade com o pagamento de uma entrada simbólica. Ao longo do ano vamos ainda desenvolver diversas actividades que serão devidamente publicitadas, quer aqui quer na nossa página de Facebook. Podes sempre ajudar ao juntar-te a esta causa!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A conclusão do Dr. Paulo Linhares..


"Os alunos dizerem que isto é “esquisito” é muito mau. Infelizmente, quer dizer que nunca ou raramente é feito pelos médicos de família. Normalmente estes exames são preteridos em relação à auscultação, tantas vezes desnecessária. Tenho o exemplo dos meus alunos: para eles ser médico é ter um estetoscópio ao pescoço. Estou farto de lhes dizer, aqui, em neurologia, tudo é necessário menos isso. Não vão descobrir nada no cérebro com ele. E para não se esquecerem que é possível viver sem um pulmão, mas não sem o cérebro. É triste como ao fim de 6 anos de curso mais 4 de especialização não entendem que a medicina é muito mais do que um horário e um honorário. As coisas importantes passam-lhes ao lado. Se seguirem o percurso de um ser humano, desde que nasce até que morre, podemos perceber que na primeira infância, até à entrada no percurso escolar, são realizados estes exames com frequência, de maneiras diferentes, pelos pediatras. Depois, simplesmente desaparecem do processo médico da pessoa." 




"É tão simples, vocês mesmas o fizeram: primeiro, a avaliação dos nervos dos pares cranianos através do reconhecimento de cheiros, avaliação da amplitude visual, sensibilidade e mímica facial, assim como o timbre da voz e a capacidade de contrariar um movimento. Depois, a avaliação da capacidade reflexa dos membros superiores e membros inferiores, medidos na parte anterior do cotovelo, no pulso, no joelho e acima do calcanhar, terminando com a avaliação da força muscular e equilíbrio, realizando exercícios de verificação do tónus muscular, e da capacidade de manterem uma determinada posição."


Qualquer um o pode fazer, não há desculpas.

1 comentário:

  1. O Rastreio cerebral correu muito bem e os nossos rastreados colaboraram lindamente com as "nossas doutoras". Ao Dr Paulo Linhares o nosso muito obrigado pela sua generosidade, afabilidade e disponibilidade.
    Parabéns, jovens do grupo F.
    Prof AP

    ResponderEliminar