Sobre nós!

A minha foto
Este grupo nasceu no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Constituído por 3 elementos, Ana Ferreira, Mariana Brites e Raquel Moreira, pretende abordar a temática da Saúde Cerebral e dos efeitos medicamente comprovados da Musicoterapia nas suas diferentes patologias. Para isso, criamos uma parceria com a Associação Raríssimas, à qual pretendemos proporcionar a implementação deste tratamento alternativo através da angariação de fundos que terá o seu auge num concerto/jantar de solidariedade com o pagamento de uma entrada simbólica. Ao longo do ano vamos ainda desenvolver diversas actividades que serão devidamente publicitadas, quer aqui quer na nossa página de Facebook. Podes sempre ajudar ao juntar-te a esta causa!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Musicoterapia e o desenvolvimento cognitivo

A Musicoterapia é uma das muitas ferramentas utilizadas por terapeutas especializados que recorrem à música e aos seus elementos para apoiar o desenvolvimento cognitivo.

O processo usa a música como maneira de auxiliar de tratamento. 
A musicoterapia adopta muitas formas:

•  Estimulação rítmica para auxiliar a movimentação e caminhada
•  Cantar para ajudar na fala e qualidade da voz
•  Ouvir músicas que distraem para reduzir a dor
•  Improvisações musicais para auxiliar as necessidades emocionais
•  Ouvir músicas relaxantes para melhorar a sensação de bem-estar


Terapeutas que são treinados em técnicas de Musicoterapia usam esses métodos para tentar melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes sem o uso de medicação e muitas vezes diminuirem a quantidade da mesma se for o caso.


Sem comentários:

Enviar um comentário